segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Veja e Abaporu

Bianca havia comentado comigo algo super interessante: a Revista Veja está disponibilizando todas suas edições anteriores desde 1997 para pesquisa. Tá certo, a Veja não é lá muito imparcial, temos que ler com olhos críticos, mas sempre é uma boa fonte de pesquisa.

Curiosamente, meu irmão adquiriu a revista Veja 40 anos e me emprestou. E tem muita coisa bem aproveitável. Como um trecho da entrevista com Tarsila do Amaral que me lembrou imediatamente de vocês, meus águias. Olha só o que ela diz, na entrevista de 1972:

Veja: Como surgiu o famoso Abaporu?

T. A.: Quis fazer um quadro que assustasse o Oswald de Andrade, sabe? Que fosse uma coisa mesmo fora do comum. O Abaporu era aquela figura monstruosa, a cabecinha, aquelas pernas compridas, enormes, junto a um cacto. Quando viu o quadro, o Oswald ficou assustadíssimo e perguntou: "Mas o que é isso? Que coisa extraordinária!".



Estão vendo? Acho que a própria Tarsila concorda com a visão de vocês do Abaporu! :)
Beijos e até amanhã.